Cursos

O Complexo Cultural Caça Talentos dispõe dos seguintes cursos:

 

Educação Infantil

Maternal, Jardim I, Jardim II, Jardim III.

Na Educação Infantil do Complexo Cultural Caça Talentos, nosso aluno é recebido de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança. Consideramos que o ato de aprender dá-se na brincadeira, no convívio com o outro, no relacionamento com a natureza, nas rodas de conversa, nos momentos de leitura, faz-de-conta e nas múltiplas atividades artísticas.

O Complexo Cultural Caça Talentos, trabalha na perspectiva de que a criança é a autora de seu conhecimento, ativa e participativamente, através de uma interação com os objetivos sociais e na medida em que avança na construção de seus conceitos atribui sobre o mundo que a cerca.

Oferecemos um espaço afetivo, seguro e lúdico. As nossas salas de aula são todas climatizadas com ar condicionado, amplas e com lavabo no seu interior objetivando melhor transição, conforto e bem-estar do aluno e do professor da Educação Infantil.

 

Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano)

O Ensino Fundamental do Complexo Cultural Caça Talentos é regrado pela LDB, por outros documentos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), as legislações da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e o seu regimento interno.

Temos entre outras propostas, a compreensão da cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e respeito. Fazemos com que o aluno posicione-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas, além de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.

A avaliação no Ensino Fundamental é feita trimestralmente e a média mínima para aprovação é 6,0.

Consideramos a sala de aula um espaço de interlocução onde, através de construção coletiva, ocorre a aprendizagem com a utilização de variadas linguagens. As nossas salas de aula são todas climatizadas com ar condicionado, amplas e com paredes laváveis objetivando melhor higienização, transição, conforto e bem estar do aluno e do professor. 

 

Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano)

O Ensino Fundamental II tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento.

O Ensino Fundamental do Complexo Cultural Caça Talentos é regrado pela LDB, por outros documentos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), as legislações da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e o seu regimento interno, destinando-se a formação de um cidadão crítico, solidário, tolerante, autônomo e participativo, capaz de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive.

A avaliação no Ensino Fundamental é feita trimestralmente e a média mínima para aprovação é 6,0.

Consideramos a sala de aula um espaço de interlocução onde, através de construção coletiva, ocorre a aprendizagem com a utilização de variadas linguagens. As nossas salas de aula são todas climatizadas com ar condicionado, amplas e com paredes laváveis objetivando melhor higienização, transição, conforto e bem estar do aluno e do professor. 

 

Ensino Médio

O Curso de Ensino Médio do Complexo Cultural Caça Talentos trata de dotar o educando de conhecimentos básicos sobre as profissões e suas chances mercadológicas, dando-lhe uma formação básica instrumental de modo a possibilitar-lhe uma fácil adaptação às mudanças provocadas pela evolução tecnológica e às novas formas de organização do trabalho.

O nosso currículo tem em vista a cultura histórica, social e política, incluindo as práticas de cooperação em grupo, de participação democrática e a capacidade de análise crítica da realidade social.

O Complexo Cultural Caça Talentos em seu currículo do Ensino Médio, objetiva aprimorar a formação humanística do educando, a fim de que, pelo cultivo do intelecto, possa desempenhar sua autonomia de pensamento, e pela vivência da ética, venha a compreender e a incorporar os princípios e valores que promovem o ser humano.

Cursos Técnicos

 

Técnico em Informática

O Complexo Cultural Caça Talentos funciona em regime: concomitante e subsequente.

O COMPLEXO CULTURAL CAÇA TALENTOS oferece o Curso Técnico em Informática que pertence ao Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, cujo eixo se caracteriza, fundamentalmente, na compreensão das tecnologias relacionadas á comunicação e processamento de dados e informações.

O Curso Técnico em Informática é destinado a todos os candidatos que estejam cursando o  Ensino Médio (ministrado de forma concomitante ao E.M.) ou que já concluíram o Ensino Médio (ministrado de forma subsequente ao E.M.) e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

O objetivo deste Curso é  formar um  profissional com conhecimentos técnicos – científico que o capacite a analisar, projetar, executar, instalar e gerenciar sistemas computacionais, bem como estar familiarizado com as tecnologias modernas de interesse do mercado de trabalho.

 

Curso Normal
(Formação de Professores)

O Curso Normal em nível Médio do Complexo Cultural Caça Talentos é ofertado em regime concomitante e  subsequente ao Ensino Médio

É destinado a todos os candidatos que estejam cursando o Ensino Médio (ministrado de forma concomitante ao E.M.) ou que já concluíram o Ensino Médio (ministrado de forma subsequente ao E.M.) e que desejam   atuar como docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental,acrescendo-se às especificidades de cada um desses grupos as exigências que são próprias das comunidades indígenas e dos portadores de necessidades educativas.

As habilidades e competências são desenvolvidas ao longo dos 4 módulos do curso que tem como princípios educativos a pesquisa, a relação teoria-prática, a alfabetização digital e a prática reflexiva.

Tendo em vista os desafios propostos pela realidade sócio-educacional do país e de nosso Estado e ainda os parâmetros legais e institucionais sobre os quais deve se assentar a formação docente de nível médio, procuramos traçar um perfil afinado com uma nova cultura profissional. Neste sentido, o curso normal prepara professores capazes de:

• Participar da elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto pedagógico da escola em que atuará;

• Investigar problemas do cotidiano escolar e construir soluções criativas mediante reflexão socialmente contextualizada e teoricamente fundamentada sobre a prática;

• Zelar pelo desenvolvimento pessoal dos alunos, considerando aspectos éticos e de convívio democrático e social;

• Criar e gerir situações de aprendizagem para todos os alunos, considerando abordagens condizentes com as identidades dos mesmos.